até
1992 | Metalúrgicos do ABC

IV Festival de Música
CONTEXTO
Nos dias 18, 25 de janeiro e 1º de fevereiro aconteceu o IV Festival de Música na sede do sindicato. Foram inscritas 55 (cinqüenta e cinco) músicas. Uma banca composta por trabalhadores da categoria e do sindicato, eleitos para comissão cultural da entidade, foi responsável pela pré-seleção e seleção das músicas. As premiações eram para os 1º, 2º e 3º colocados que trouxessem um tema relacionado à luta dos trabalhadores. Também haveria o prêmio para o melhor intérprete, a melhor torcida e tema livre.

A balada “Engrenagem de Fábrica” venceu o concurso. A composição era um desabafo e falava de um dia da vida do trabalhador, lembrando que ele é a principal engrenagem da fábrica. A interpretação foi do grupo Porta 1 e a letra de Augusto Niro e Claudinei de Barros, que também fizeram a música. Ambos trabalhavam na Brastemp.
A música “Suburbano Boiadeiro”, com letra de Ademir José de Lima e música de Lima Lira (trabalhadores da Mercedes Benz), venceu o 1º lugar na categoria tema livre. O 2º lugar ficou para “Pé de Tristeza” composta por Ângelo Penha da Costa (sindicato) e o 3º lugar coube a “ABC do ABC” de Valentim e Rio Preto (Volkswagen). O Prêmio de melhor torcida foi para os apoiadores do samba “Criança Esperança”, enquanto o prêmio de melhor intérprete foi arrebatado pela banda Kalerman que defendeu o blues “Filho Pródigo” de Domingos Silva e Marcos Barbosa (Seeger Reno).

Mais de duas mil pessoas acompanharam o final do concurso prestigiado por um show do cantor Zé Geraldo, que também fez parte da mesa de jurados.

Fonte: Jornal Tribuna Metalúrgica nº 2024 e 2036, ano XIII, fevereiro de 1992
Imprimir contexto
REPERCUSSÃO NA MÍDIA
Clique nas imagens para ampliar
IMAGENS
Clique nas imagens para ampliar
IMPRENSA SINDICAL
DEPOIMENTOS
Clique nas fotos para ler os depoimentos:

Vicente Paulo da Silva
CAMPANHA SALARIAL
Veja o que aconteceu na Campanha Salarial em 1992
MANDATOS
Conheça diretores e cargos entre 1990 e 1993.
© Copyright 2009, ABC de Luta! Memória dos Metalúrgicos do ABC - Todos os direitos reservados

Mapa do Site Fale Conosco Créditos Política de Privacidade

smabc.org.br