até
1994 | Movimento Sindical

V Congresso Nacional da CUT - Concut
CONTEXTO
O 5º Congresso Nacional da CUT revestiu-se de características que o diferenciou dos outros congressos. O país vivia um novo tempo com o impeachment de Fernando Collor de Mello e a opção democrático-popular representada pela candidatura Lula à presidência arrefeceu os ânimos dos congressistas. As polêmicas foram tratadas com mais tolerância e as discussões a bom termo.

Até mesmo em função das eleições presidenciais, a CUT decide antecipar o congresso para os dias 19 a 22 de maio, em São Paulo. Comparecem 1.918 delegados. No plano internacional, a CUT reafirma a perspectiva de um socialismo mais humanista e democrático.

Decide lutar por reformas estruturais, ocupar os espaços institucionais de discussão quando estivesse em jogo interesses dos trabalhadores, como foi o caso das Câmaras Setoriais ou os conselhos do FAT, do FGTS, do PBQP etc. No plano interno, a CUT consolida suas “políticas permanentes” como pontos determinantes para a sua organização, como as relações internacionais, a formação, a gestão e finanças, comunicação e políticas sociais.

Novos temas integram a agenda sindical: moradia, saúde, educação, previdência, trabalho da mulher e infantil, racismo e discriminação, formação profissional, meio ambiente, entre outros. Em contrapartida, um novo tema é colocado em discussão; a transformação dos sindicatos filiados em sindicatos orgânicos à CUT, bem como as federações e as confederações.

Os sindicalistas haviam se ‘acomodado’ à estrutura sindical oficial e a central encontrava muitas dificuldades em implantar uma nova estrutura. Essa acomodação estaria dando lugar à perigosa burocratização das estruturas e iniciado um processo feroz de disputa de sindicatos entre as tendências, descambando, muitas vezes, para a violência. Jair Meneguelli, até então, o único presidente nacional da CUT, decide deixar o movimento sindical para disputar a Câmara dos Deputados. Em seu lugar, é eleito outro metalúrgico; Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho.
Imprimir contexto
REPERCUSSÃO NA MÍDIA
Clique nas imagens para ampliar
IMAGENS
Clique nas imagens para ampliar
IMPRENSA SINDICAL
DEPOIMENTOS
Clique nas fotos para ler os depoimentos:

João Vaccari Neto

Jair Antonio Meneguelli

Osvaldo Martines Bargas

Gilmar Carneiro
CAMPANHA SALARIAL
Veja o que aconteceu na Campanha Salarial em 1994
MANDATOS
Conheça diretores e cargos entre 1993 e 1996.
© Copyright 2009, ABC de Luta! Memória dos Metalúrgicos do ABC - Todos os direitos reservados

Mapa do Site Fale Conosco Créditos Política de Privacidade

smabc.org.br