até
1986 | Movimento Sindical

Greve Geral Nacional
CONTEXTO
No dia 28 de fevereiro de 1986, o recém empossado presidente José Sarney (vice na Chapa de Tancredo Neves que não chegou a assumir) lança o Plano Cruzado. A primeira experiência de combate heterodoxo à inflação. O plano consistia em congelar preços e salários, eliminar a correção monetária e a indexação. Nunca houve tanta euforia popular. Crescem o consumo e a produção. O desemprego e a inflação caem.

No entanto, a CUT e os partidos de oposição denunciam o artificialismo do plano. Apesar do crescimento, as perdas salariais aumentariam. Os preços estavam congelados pelo pico, enquanto os reajustes salariais foram calculados por uma média dos últimos seis meses.

Mesmo assim, o PMDB ganha 26 dos 27 governos estaduais nas eleições. Ao mesmo tempo, a euforia popular pelo consumo combinada com o desabastecimento do mercado e a cobrança do ágio, forçam o ressurgimento da inflação. Pressionado, Sarney mexe no plano e lança o Cruzado 2, logo após as eleições, para atrair investimentos externos. Mas, os preços aumentam em demasia e a Inflação estoura corroendo os salários já arrochados pelo próprio plano.

Sarney procura as centrais sindicais e propõe um pacto social. A CGT aceita, mas a CUT recusa e sai às ruas denunciando o engodo que representava o plano e o pesado ônus que os trabalhadores teriam que suportar se fosse concluído o pacto. Ao contrário, a CUT chama greve geral para o dia 12 de dezembro em resposta à política econômica. Foi a maior greve geral já organizada até então.
Imprimir contexto
REPERCUSSÃO NA MÍDIA
Clique nas imagens para ampliar
IMAGENS
Clique nas imagens para ampliar
IMPRENSA SINDICAL
DEPOIMENTOS
Clique nas fotos para ler os depoimentos:

Hildo Soares de Souza

Jair Antonio Meneguelli

Josimar Alves Bezerra
CAMPANHA SALARIAL
Veja o que aconteceu na Campanha Salarial em 1986
MANDATOS
Conheça diretores e cargos entre 1984 e 1987.
© Copyright 2009, ABC de Luta! Memória dos Metalúrgicos do ABC - Todos os direitos reservados

Mapa do Site Fale Conosco Créditos Política de Privacidade

smabc.org.br