até
1984 | Movimento Sindical

I Congresso Nacional da CUT - Concut
CONTEXTO
A inflação chega a 230% ao ano e a dívida externa ultrapassa a casa dos US$ 100 bilhões. A luta pela redemocratização não é prerrogativa do Brasil. Argentinos, uruguaios, chilenos, bolivianos e paraguaios vão às ruas. Pelo mundo, ganha destaque o Sindicato “Solidariedade” na Polônia, as ações anti-racismo na África do Sul, a revolução na Nicarágua e os processos revolucionários em El Salvador e Guatemala.

No Brasil, a emenda pelas eleições diretas é derrotada. Imediatamente, a Aliança Democrática (PMDB e PFL, dissidentes do PDS, hoje PPB, oriundos da Arena) e agrupamentos da esquerda reformista (PCB, PC do B e MR-8), articulam-se em torno da candidatura de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral. A recém criada CUT mantém posição de boicote ao Colégio Eleitoral. Acontecem inúmeras greves de metalúrgicos, professores, petroleiros, bancários, entre outras categorias. Ao mesmo tempo, a CUT prepara-se para realizar, em agosto, seu primeiro congresso nacional. São 5.222 delegados, de 937 entidades. Suas estruturas, 16 CUT Estaduais e 26 Regionais, estão se constituindo com dificuldades. O prestigio da CUT chega ao exterior, 16 delegados internacionais comparecem ao 1º Concut.

As resoluções apontam o reajuste trimestral, reposição das perdas, itens integrantes de uma campanha nacional de lutas. No plano organizativo, os delegados definem os princípios e objetivos da nova estrutura sindical; a democracia interna, o sindicato classista e de luta, a liberdade e autonomia sindical, a organização por local de trabalho e a sustentação financeira.

A CUT teria uma direção executiva e uma direção nacional. Jair Meneguelli é eleito o primeiro presidente nacional da CUT.
Imprimir contexto
REPERCUSSÃO NA MÍDIA
Clique nas imagens para ampliar
IMAGENS
Clique nas imagens para ampliar
IMPRENSA SINDICAL
DEPOIMENTOS
Clique nas fotos para ler os depoimentos:

Jacó Bittar

Osvaldo Martines Bargas

Valderi Antão Ruviaro, Valdo

Jair Antonio Meneguelli
CAMPANHA SALARIAL
Veja o que aconteceu na Campanha Salarial em 1984
ELEIÇÕES
Reveja os detalhes da eleição de 1984
MANDATOS
Conheça diretores e cargos entre 1981 e 1984.
© Copyright 2009, ABC de Luta! Memória dos Metalúrgicos do ABC - Todos os direitos reservados

Mapa do Site Fale Conosco Créditos Política de Privacidade

smabc.org.br