até
2006 | Conjuntura Brasileira

Presidente Lula é reeleito
CONTEXTO

O resultado das eleições mostrou que não foi apenas uma vitória eleitoral: foi uma expressiva vitória política do presidente Lula e de seu governo. Lula ganhou com uma diferença de 21 milhões de votos em relação ao candidato da oposição.
Ampliou significativamente sua votação nas regiões onde já havia obtido maioria no primeiro turno (Norte e Nordeste), chegando a ter cerca de 86% dos votos no Amazonas. Cresceu entre o eleitorado das capitais, diminuiu a diferença nas regiões onde a oposição tivera melhor desempenho no primeiro turno (Sudeste e Sul). O resultado final (60,83%) foi muito próximo das eleições de 2002, quando obteve 61,27% dos votos.
A vitória foi fruto de uma campanha competente que conseguiu, além de ampliar alianças, mostrar os resultados das políticas implementadas nos últimos quatro anos, particularmente na área social, dando uma indicação clara da disputa que estava em jogo.
A resposta do eleitorado foi, neste sentido, um sonoro não à expectativa da direita de voltar ao poder para retomar seu projeto neoliberal.
O resultado demonstrou que o eleitor urbano não se deixa iludir pelo discurso da pseudo-competência administrativa e que o eleitor do interior tem se libertado dos mecanismos tradicionais de dominação, como a dependência pessoal e clientelismo.
A maioria expressiva de votos obtidos nas urnas confere ao novo governo legitimidade para efetuar as reformas necessárias para que, nos próximos anos, a política econômica continue diminuindo as desigualdades sociais e a participação popular fortalecendo a democracia.

Fonte: Tribuna Metalúrgica (Departamento de formação) nº 2243, 31/10/2006.

Imprimir contexto
REPERCUSSÃO NA MÍDIA
Clique nas imagens para ampliar
IMAGENS
Clique nas imagens para ampliar
IMPRENSA SINDICAL
MANDATOS
Conheça diretores e cargos entre 2005 e 2008.
© Copyright 2009, ABC de Luta! Memória dos Metalúrgicos do ABC - Todos os direitos reservados

Mapa do Site Fale Conosco Créditos Política de Privacidade

smabc.org.br