até
Mandatos | 1999 a 2002

CONTEXTO

Os últimos quatro anos foram dos mais difíceis para a luta sindical. O governo FHC piorou a situação dos trabalhadores. Os metalúrgicos não se intimidaram e resistiram à ofensiva patronal em cima da garantia de direitos sociais e salários. Apesar da difícil conjuntura o balanço das lutas da categoria é significativo. Com o acordo por dois anos na campanha salarial de 2001, houve fôlego para melhorar a PLR e lutar pela redução da jornada de trabalho. E com a conquista de novos produtos nas montadoras, os trabalhadores na Volks e Ford obtiveram garantia de emprego até 2006.
Outras atividades também marcaram a gestão sindical. Foi lançada a Unisol para recuperar empresas falidas através de cooperativas de produção. Implementou-se uma política de formação de quadros e consolidação dos Comitês Sindicais de Empresa. Foi travada uma luta pela renovação da frota coroada pela apresentação de um plano de sete metas.
E, sobretudo, foi expressiva a participação do sindicato em movimentos nacionais como a luta contra mudança da CLT, do plebiscito contra o pagamento da dívida externa e Alca e do descongelamento da tabela do Imposto de Renda.
Nos últimos três anos, o sindicato se envolveu no resgate da cidadania, dando força à luta dos portadores de deficiência, das mulheres, dos jovens e negros. Criou o Solano Trindade, aumentou as parcerias do MOVA, implantou o cursinho pré-vestibular e participou de campanhas de solidariedade.

Fonte: Tribuna Metalúrgica nº 1671 de 03/07/2003 “A gestão sindical nos últimos três anos”

Imprimir contexto
DIRETORES E CARGOS
DIRETORIA PLENA
COMITÊS SINDICAIS DE EMPRESAS
FATOS RELEVANTES
DEPOIMENTOS
Clique nas fotos para ler os depoimentos:

José Lopez Feijóo

Rafael Marques da Silva Junior

Tarcísio Secoli
CAMPANHA SALARIAL
Veja o que aconteceu na Campanha Salarial em 1999
CONGRESSOS
Congressos realizados no ano de 1999
ELEIÇÕES
Reveja os detalhes da eleição de 1999
© Copyright 2009, ABC de Luta! Memória dos Metalúrgicos do ABC - Todos os direitos reservados

Mapa do Site Fale Conosco Créditos Política de Privacidade

smabc.org.br