até
1981 | Eleições

CONTEXTO

O processo eleitoral de 1981 começa, na realidade, a ser discutido a partir dos acontecimentos e dos reflexos da greve geral, realizada um ano antes, e na esteira do final da intervenção do Ministério do Trabalho no Sindicato.
Impedidos de concorrer à nova eleição, a diretoria cassada monta uma chapa a partir das lideranças que haviam se destacado nas greves dos anos anteriores.
Uma dessas lideranças foi Jair Meneguelli, ferramenteiro da Ford, que junto com outros companheiros participou da comissão de mobilização no movimento grevista de 1980. Os integrantes da Chapa 1 apoiada pela diretoria cassada enfrentou o mais duro processo eleitoral vivido pelo sindicato até aquele momento. A chapa 2, encabeçada por Osmar Mendonça, o Osmarzinho, que já gozava de relativo prestigio na categoria, obtém apoio dos mais diferentes partidos políticos e correntes partidárias da época e transformam a eleição do Sindicato numa disputa aberta pela hegemonia do movimento sindical brasileiro.
Toda a campanha eleitoral foi marcada por ataques e acusações à figura de Lula. Talvez tenha sido esse, mais um dos fatores da esmagadora derrota sofrida pela Chapa 2. Aberta as urnas, a Chapa 1, obtém 27.538 votos, dos 31 mil válidos (89%). A Chapa 2, de Osmarzinho, obteve apenas 2.901 votos.
Foi durante este processo eleitoral que os trabalhadores da Ford, liderados por Jair Meneguelli, conquistam a primeira Comissão de Fábrica.

Imprimir contexto
CHAPAS
APURAÇÃO DOS VOTOS
Chapa 1: 27538
Chapa 2: 2901
Brancos: 329
Nulos: 1057
Total de votos: 31825
PROPAGANDA DAS CHAPAS
Clique nas imagens para ampliar
REPERCUSSÃO NA MÍDIA
Clique nas imagens para ampliar
IMAGENS
Clique nas imagens para ampliar
DEPOIMENTOS
Clique nas fotos para ler os depoimentos:

Gervison Marcos Melão Monteiro

Jair Antonio Meneguelli

Osmar Santos de Mendonça

Vicente Paulo da Silva

Elizeu Marques da Silva

João Batista Rocha Lemos
CAMPANHA SALARIAL
Veja o que aconteceu na Campanha Salarial em 1981
MANDATOS
Conheça diretores e cargos entre 1978 e 1981.
© Copyright 2009, ABC de Luta! Memória dos Metalúrgicos do ABC - Todos os direitos reservados

Mapa do Site Fale Conosco Créditos Política de Privacidade

smabc.org.br