até
1972 | Eleições

CONTEXTO

O país vivia o penúltimo ano do chamado “milagre econômico” implantado pela ditadura militar. O ritmo do crescimento é acelerado, mas a inflação acumularia, ao final do ano, 16,4%, segundo a Fundação Getúlio Vargas. O Dieese apontaria 21% no mesmo ano.

Apesar do crescimento (índice médio acima de 10% ao ano) e do apoio da classe média ao regime militar, o salário mínimo continuaria perdendo seu poder de compra e a renda média dos assalariados superaria em apenas 6% o valor de 1964, de acordo com o Dieese.

Nos dias que antecederam o carnaval, os metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema preparavam-se para eleger sua nova direção. Duas chapas são inscritas: a Chapa Verde da situação, encabeçada por Paulo Vidal Neto, paulista de Mogi das Cruzes, mandrilhador da Molins de apenas 30 anos de idade que disputava a reeleição. “Ontem a esperança, hoje a certeza!” era o seu lema; e a Chapa Azul, encabeçada por Luciano Garcia Galache, lubrificador da Ford. A chapa Azul faz severas críticas ao pessoal da Verde. Segundo Galache, a diretoria estava se afastando dos metalúrgicos. Propõe, então, a criação “para nossas esposas e irmãs” cursos de culinária, corte e costura, salão de beleza e um departamento recreativo no Sindicato.

Enquanto isso, as duas chapas assediavam um jovem de apenas 27 anos de idade, torneiro mecânico da Villares, para fazer parte das possíveis diretorias. A chapa Azul oferece a presidência. Mas, Luiz Inácio da Silva, que atendia pelo apelido de Lula, prefere compor com a chapa Verde.

Aberta as urnas, a Chapa Verde, obtém 3.389 votos, dos 4.814 válidos (70,4%).

Imprimir contexto
CHAPAS
APURAÇÃO DOS VOTOS
Chapa Azul 3389
Chapa Verde 4814
Brancos 271
Nulos 205
Total 8679
PROPAGANDA DAS CHAPAS
Clique nas imagens para ampliar
IMAGENS
Clique nas imagens para ampliar
DEPOIMENTOS
Clique nas fotos para ler os depoimentos:

Paulo Vidal Neto
MANDATOS
Conheça diretores e cargos entre 1969 e 1972.
© Copyright 2009, ABC de Luta! Memória dos Metalúrgicos do ABC - Todos os direitos reservados

Mapa do Site Fale Conosco Créditos Política de Privacidade

smabc.org.br