até
1978 | Metalúrgicos do ABC

I Congresso das Mulheres Metalúrgicas de S. B. do Campo e Diadema
CONTEXTO
O 1º Congresso da Mulher Metalúrgica de São Bernardo e Diadema aconteceu nos dias 21 e 28 de janeiro de 1978, na sede do Sindicato. A idéia surgiu a partir de um debate suscitado pela Tribuna Metalúrgica, órgão informativo do Sindicato, sobre o que acontecia com as mulheres metalúrgicas nas fábricas da região.
Participaram pouco mais de 350 trabalhadoras, de 39 empresas. Na verdade, 800 mulheres inscreveram-se, mas diante de obstáculos impostos pelos patrões, segundo as quais, até ameaças de demissão para quem participasse do evento havia, o número de participantes caiu para menos da metade.
O evento foi pioneiro no gênero. Sem confundir-se com um movimento feminista, mas para integrar-se à vida sindical da categoria, as metalúrgicas trouxeram ao cenário nacional uma realidade até então desconhecida. A repressão e o descaso com os direitos das trabalhadoras puderam ser revelados a jornalistas, professores, sociólogos e trabalhadores de outras categorias que participaram do Congresso como convidados.
Dias antes, o próprio sindicato havia antecipado as diversas irregularidades que aconteciam nas fábricas de São Bernardo e de Diadema, durante a realização de uma conferência, em Brasília. O Ministro do Trabalho, Arnaldo Prieto, visivelmente constrangido, garantiu que iria verificar.
A crescente participação da mulher no setor escondia a diferenciação salarial entre homens e mulheres. Segundo pesquisas realizadas pelo DIEESE, durante o Congresso, verificou-se que 50% dos homens metalúrgicos recebiam o dobro do salário de 50% das mulheres metalúrgicas. Os salários das mulheres, por serem baixos, eram considerados como complementação salarial da família, além do tratamento discriminatório das chefias, exigências vexatórias por parte das empresas no uso dos sanitários, inadequação das creches e dos vestiários e inexistências de locais para refeições.
Imprimir contexto
IMAGENS
Clique nas imagens para ampliar
IMPRENSA SINDICAL
DEPOIMENTOS
Clique nas fotos para ler os depoimentos:

Paulo Vidal Neto

Expedito Soares Batista

Rachel Moreno
CAMPANHA SALARIAL
Veja o que aconteceu na Campanha Salarial em 1978
CONGRESSOS
Congressos realizados no ano de 1978
ELEIÇÕES
Reveja os detalhes da eleição de 1978
MANDATOS
Conheça diretores e cargos entre 1975 e 1978.
© Copyright 2009, ABC de Luta! Memória dos Metalúrgicos do ABC - Todos os direitos reservados

Mapa do Site Fale Conosco Créditos Política de Privacidade

smabc.org.br