até
1974 | Metalúrgicos do ABC

I Congresso dos Metalúrgicos de S. B. do Campo e Diadema
CONTEXTO

O I Congresso de Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema realizou-se entre os dias 6 e 8 de setembro de 1974, na sede da entidade, com a participação de 250 delegados.

A realização do Congresso em plena vigência da ditadura militar foi considerada, na época, uma ousadia, pois qualquer iniciativa do movimento sindical naquele período poderia ser interpretada como uma ação que tivesse com o objetivo de promover a organização dos trabalhadores, além do que as ações que viessem a se traduzir em manifestações de discordância à condução política imposta ao país eram imediatamente reprimidas pelas forças da repressão. Naturalmente, essa conjuntura política de subordinação da sociedade brasileira não permitiu que o I Congresso fosse marcado por discussões voltadas aos interesses de reorganização e luta da categoria.

Durante toda a realização do Congresso era facilmente possível identificar a presença de agentes da repressão disfarçados de trabalhadores.Apesar do limite restrito de direitos democráticos permitidos pela ditadura, este 1º Congresso significou um momento importante na história do Sindicato. Não só pela sua ousadia, mas também pelo fato dos metalúrgicos discutirem a política salarial do governo e a rotatividade de mão-de-obra praticada pelas empresas, bem como as condições de segurança no trabalho a que estavam submetidos os trabalhadores da categoria.

Mas, talvez o resultado mais importante deste Congresso tenha sido o fato de que, a partir dele, os metalúrgicos do ABC passaram a assumir como pressuposto básico de sua concepção sindical a defesa do direito à liberdade sindical. Estes princípios se expressam no documento final do Congresso, intitulado “Declaração de São Bernardo do Campo”, que propõe a necessidade de alterações da legislação sindical.

(mais detalhes na área de Congressos no menu de opções)

Imprimir contexto
REPERCUSSÃO NA MÍDIA
Clique nas imagens para ampliar
IMAGENS
Clique nas imagens para ampliar
IMPRENSA SINDICAL
DEPOIMENTOS
Clique nas fotos para ler os depoimentos:

Antenor Biolcatti

Paulo Vidal Neto
CONGRESSOS
Congressos realizados no ano de 1974
MANDATOS
Conheça diretores e cargos entre 1972 e 1975.
© Copyright 2009, ABC de Luta! Memória dos Metalúrgicos do ABC - Todos os direitos reservados

Mapa do Site Fale Conosco Créditos Política de Privacidade

smabc.org.br