até
1997 | Metalúrgicos do ABC

Protesto FHC não rima com ABC
CONTEXTO
“FHC não rima com ABC” - 14 de março de 1997
No início do ano, o Congresso Nacional aprova a emenda da reeleição do presidente da República. Algum tempo depois, os jornais denunciam que teria havido compra de votos para a aprovação da emenda. O governo abafa a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as denúncias. Ao mesmo tempo, tramita no Congresso proposta do governo de reforma da Previdência que força o trabalhador a trabalhar mais e a contribuir mais com a previdência caso queira se aposentar ou, então, esperar os 65 anos (homem) ou 60 anos (mulher) para requerer a aposentadoria por idade.
Os trabalhadores rurais sem terra e trabalhadores urbanos juntam-se em Brasília, num ato convocado pelo MST e pela CUT, para protestar contra a morosidade do governo em promover a reforma agrária, contra a perda de direitos previdenciários e por mais e melhores empregos. Mais de 30 mil pessoas comparecem ao ato.
Em março, FHC vai até São Bernardo do Campo inaugurar a nova linha de montagem da Ford, o Ka. Os metalúrgicos preparam uma recepção ruidosa em frente a Ford. Enquanto 600 metalúrgicos assistem à solenidade, do lado de dentro da fábrica, mais 15 mil metalúrgicos protestam, do lado de fora, contra a política econômica de exclusão e de desemprego. No solenidade, FHC diz que a reforma da Previdência não propõe a elevação do limite de idade para se requerer a aposentadoria. Lula, durante plenária da Federação dos Metalúrgicos da CUT, afirmaria que FHC é mentiroso.
Imprimir contexto
REPERCUSSÃO NA MÍDIA
Clique nas imagens para ampliar
IMAGENS
Clique nas imagens para ampliar
IMPRENSA SINDICAL
DEPOIMENTOS
Clique nas fotos para ler os depoimentos:

Brás Marinho

Sérgio Aparecido Nobre

Rafael Marques da Silva Junior

Evandro Dias Sampaio, Carrapicho
CAMPANHA SALARIAL
Veja o que aconteceu na Campanha Salarial em 1997
MANDATOS
Conheça diretores e cargos entre 1996 e 1999.
© Copyright 2009, ABC de Luta! Memória dos Metalúrgicos do ABC - Todos os direitos reservados

Mapa do Site Fale Conosco Créditos Política de Privacidade

smabc.org.br