até
1995 | Metalúrgicos do ABC

Protesto Brasil, Cai na Real - S.B.C.
CONTEXTO
Os protestos contra o desemprego amplia-se por todo o Brasil. A CUT decide convocar o movimento sindical a discutir a realização de uma grande manifestação chamada “Brasil, Cai na Real”. Na Região do ABC, dirigentes de 17 sindicatos, reúnem-se com prefeitos, empresários e o poder público para dar encaminhamento às manifestações e decidem por realizar, no dia 24 de agosto, novo ato. O movimento questiona a política econômica do governo FHC.
É constituída uma Comissão de Negociação que inicia um processo de mobilização por fábrica e convocação dos trabalhadores. O movimento ganha adeptos, entre eles, o Fórum da Cidadania, o Consórcio Intermunicipal das Prefeituras do Grande ABC, a Pastoral Operária e da Juventude do ABC e a UMES de Santo André. Ao todo, mais de 100 entidades compõem o movimento.
Para a realização do ato, dia 24, foram preparadas oito grandes passeatas saindo de pontos distintos do ABC para concentrar-se no Paço Municipal, em São Bernardo. Mais de 60 mil pessoas de diversas categorias comparecem, lembrando as manifestações da década de 80.
Imprimir contexto
REPERCUSSÃO NA MÍDIA
Clique nas imagens para ampliar
IMAGENS
Clique nas imagens para ampliar
IMPRENSA SINDICAL
DEPOIMENTOS
Clique nas fotos para ler os depoimentos:

Moisés Selerges Júnior

Walter de Souza Filho

Rafael Marques da Silva Junior
CAMPANHA SALARIAL
Veja o que aconteceu na Campanha Salarial em 1995
MANDATOS
Conheça diretores e cargos entre 1993 e 1996.
© Copyright 2009, ABC de Luta! Memória dos Metalúrgicos do ABC - Todos os direitos reservados

Mapa do Site Fale Conosco Créditos Política de Privacidade

smabc.org.br