até
1995 | Metalúrgicos do ABC

Protesto em Defesa do Emprego - S.B.C.
CONTEXTO

“Protesto em Defesa do Emprego” - 2 de agosto de 1995
O ano inicia sob impacto de crises internacionais refletindo na economia interna (déficit na balança comercial e fuga de capitais). FHC eleva os juros e impostos, contém o crédito, corta gastos públicos e incrementa as discussões sobre as reformas administrativa e previdenciária.
Os capitais especulativos voltam a entrar no país e FHC desvaloriza o real. O Banco Econômico, quebra. O governo cria o Proer para socorrer o sistema financeiro e apressa as privatizações de setores estratégicos da economia. Em julho é vendida a Escelsa (setor elétrico).
Em maio, os petroleiros entram em greve e o salário mínimo vai a R$ 100,00 (um dos menores do mundo). Em junho, o governo extingue a política salarial acordada na Câmara Setorial, introduz a livre negociação e abre o mercado à importação de autopeças. O desemprego atinge 9% na Grande São Paulo (12 mil só no setor de autopeças do ABC).
Manifestação é convocada para o dia 2 de agosto, em São Paulo, em defesa do emprego e da produção nacional das autopeças. A estratégia é discutir em assembléias, e por fábricas, a participação dos metalúrgicos, inclusive de outros setores, no protesto, e “bater o martelo” numa plenária final, na sede do sindicato. Aproximadamente, 10 mil metalúrgicos vão até São Paulo. O documento “A posição dos metalúrgicos do ABC em relação à Medida Provisória que estabelece a nova política industrial para o setor automotivo brasileiro” é distribuído à população e, dias mais tarde, à ministra da Indústria, Comércio e Turismo, Dorothéia Werneck, que garantiu a inclusão dos metalúrgicos nas discussões sobre a reestruturação do setor automotivo. Caravana de metalúrgicos do ABC também sai em direção à Brasília, para realizar um ato de protesto. Os metalúrgicos conseguem retomar as discussões da Câmara Setorial da Indústria Automotiva.

Imprimir contexto
REPERCUSSÃO NA MÍDIA
Clique nas imagens para ampliar
IMAGENS
Clique nas imagens para ampliar
IMPRENSA SINDICAL
DEPOIMENTOS
Clique nas fotos para ler os depoimentos:

Rafael Marques da Silva Junior

Walter de Souza Filho

Moisés Selerges Júnior
CAMPANHA SALARIAL
Veja o que aconteceu na Campanha Salarial em 1995
MANDATOS
Conheça diretores e cargos entre 1993 e 1996.
© Copyright 2009, ABC de Luta! Memória dos Metalúrgicos do ABC - Todos os direitos reservados

Mapa do Site Fale Conosco Créditos Política de Privacidade

smabc.org.br