até
Contexto | 1950

Foi na década de 50 que o Brasil deu um salto para sua modernização. No período, a televisão chegou ao País ocasionando profundas mudanças nos meios de comunicação.

A imprensa eletrônica ganha corpo com o rádio levando informação aos mais remotos rincões.

O mundo passa por uma efervescência cultural atingindo o Brasil com uma intensa movimentação, tanto na música como no cinema e teatro. A bossa nova se firma como o exemplo mais notável desse movimento.

É nessa época que o Brasil deixa de ser um país agrário e vê a migração de grandes massas do campo para as cidades, que vivem processo de intensa urbanização.

Os anos 50 caracterizam uma profunda modificação na sociedade brasileira.

Nessa década o Brasil dá seus primeiros passos para entrar no caminho do desenvolvimento econômico.

Foram também anos de intensa mobilização política, culminando com a chegada de Juscelino Kubitschek na Presidência da República, prometendo modernizar ainda mais o Brasil.

O País já contava com uma estrutura de energia elétrica e a Petrobrás se firmava com produtora e refinadora de petróleo.

Dois terços dos recursos do governo de Juscelino foram aplicados no setor de energia e de transporte. A indústria de base cresceu 37% e a de bens de consumo 63%.

Assim desenvolveram setores como o siderúrgico, naval, metalúrgico e químico, estimulados, principalmente, por investimentos estrangeiros, atraídos por incentivos cambiais e fiscais

É também um período de ascensão de grupos sociais que começaram a se organizar em associações, partidos e sindicatos e iniciam-se as mobilizações para as grandes transformações reivindicadas nos anos 60.

João Goulart, o Jango, assume a Presidência em 1961, depois da renúncia de Jânio Quadros, encampando parte dessas reivindicações e comprometido com mudanças estruturais, as chamadas reformas de base, como a agrária, urbana, do ensino etc.

Ele encontra forte resistência dos grupos internacionais e da elite econômica. A inflação aumenta, o crescimento desacelera o que cria um ambiente para o golpe militar de 1964.


Acompanhe também nesta década:
Mandatos

» 1959 a 1963
© Copyright 2009, ABC de Luta! Memória dos Metalúrgicos do ABC - Todos os direitos reservados

Mapa do Site Fale Conosco Créditos Política de Privacidade

smabc.org.br